6 de junho de 2017

VOCÊ TEM PEDRA NA VESÍCULA MAS NÃO SENTE NADA – DR. ITAMAR DINIZ LINHARES



"Você foi fazer uma ultrassonografia e descobriu que tem pedra na vesícula. Você fica se perguntando é perigoso? Tem mesmo que operar?"



É comum encontrar por acaso os cálculos biliares (pedras na vesícula).



Na maioria das vezes são mulheres jovens que realizaram exame de ultrassonografia durante a investigação de algum outro problema e "descobriram" as pedras.



Essa questão ainda gera alguma divergência entre os especialistas.



Alguns defendem que o paciente deve ser apenas orientado e reavaliado periodicamente. Sendo submetido a cirurgia apenas quando apresentar sintomas.



A maioria porém considera que o melhor a fazer é retirar a vesícula com seus cálculos (colecistectomia) antes do início dos sintomas. Em dia agendado, com tempo para o paciente fazer as devidas avaliações pré-operatórias e se organizar para os dias de repouso.



Compartilho dessa opinião e vou explicar por que.



As pedras continuarão lá até o paciente ser operado. Não há nenhum outro tratamento comprovadamente eficaz. Quanto mais tempo a pessoa permanece com elas mais tempo fica exposta ou risco de complicações. As principais são a Colecistite, a Coledocolitíase e a Pancreatite aguda biliar. São doenças potencialmente muito graves e a única forma de preveni-las é a colecistectomia. Essa é uma visão geral. Cada caso deve ser avaliado individualmente e a decisão tomada pelo paciente juntamente com seu médico.



Venha e faça uma avaliação médica e descubra qual é o seu caso, e qual medida deve ser tomada.



Dr. Itamar Diniz Linhares é um médico capacitado para melhor te atender.



 



Agende sua consulta!!!



Dr. Itamar Diniz



Avenida Curitiba - 350 - Guarantã do Norte - MT  



Cel.: 99934-5539



[email protected]


Recentes