ABRINDO NOVOS CAMINHOS
Drª. Deise Cristina Balistiero
Dr. Jackson Sampaio Cordeiro
Prevenção para menores
Muitos deixam para ir ao dentista apenas quando surge algum problema. Na verdade, é preciso estar sempre verificando a saúde dos dentes. Até das crianças.
Seu filho come de boca aberta? Respira com dificuldade? Mesmo com pouca idade, queixa-se de fortes dores de cabeça? A causa desses problemas muitas vezes só é diagnosticada durante uma visita a um especialista.
Uma visita ao ortodontista é fundamental; recomenda-se que a criança seja levada por volta dos cinco anos. “Normalmente a visita ao ortodontista só acontece após a criança ter um problema visível na arcada dentária, ou após a dentição permanente. E, muitas vezes, o ortodontista só é procurado quando a pessoa já é adulta”. “O correto é que a criança faça a consulta entre os cinco e nove anos”. Aí será possível prevenir uma série de complicações dentárias e esqueléticas que poderiam se agravar no futuro. Quando chega a idade adulta, a pessoa já está com a estrutura óssea formada e, em caso de surgir algum problema no maxilar e na mandíbula, fica muito difícil corrigir.
Respirador bucal
Malformações da mandíbula e do maxilar podem causar problemas como o respirador bucal. Nesse caso, a criança não consegue comer de boca fechada, baba quando dorme e tem os dentes projetados para a frente.
Não respirando corretamente, a criança tem seu mecanismo inteiramente prejudicado, passando a Ter problemas no desenvolvimento escolar e no ambiente social. As características desses pacientes são: nariz mais afilado, olheiras, lábio superior curto e fino, além da postura curvada para a frente.
Em geral, o pediatra orienta no sentido de se buscar um ortodontista, que diagnostica o problema e faz o tratamento em conjunto.
Patinho feio
Além do respirador bucal, há outros problemas como a mordida cruzada e o “patinho feio”.
Na mordida cruzada, um dos lados da face da criança é mais desenvolvido que o outro. Isso causa uma assimetria que, se não detectada a tempo, torna-se cada vez mais ampla . Dores na nuca, além de “estalos” na articulação da mandíbula com o maxilar, quando a pessoa movimenta o queixo, também são sinais de mordida cruzada.
No caso conhecido como “patinho feio”, a criança tem os dentes projetados para a frente, em decorrência de vícios como uso de chupeta, chupar dedo, ou até problemas respiratórios.
A prevenção traz muitos benefícios para a criança e a família.
A Sorriso Centro Odontológico oferece os melhores serviços de prevenção da saúde bucal de seu filho, com atendimento diferenciado e aparelhagem moderna.
Sorriso Centro Odontológico
Fone: 66 3552-1680
Rua das Castanheiras - Centro - Guarantã do Norte - MT