ABRINDO NOVOS CAMINHOS
Drª. Deise Cristina Balistiero
Dr. Jackson Sampaio Cordeiro
Os Dentes da Gestante
Como evitar problemas odontológicos durante a gravidez
A odontologia vem evoluindo a passos crescentes e, a partir de tal evolução, crenças populares relacionadas a problemas dentários e gravides estão sendo desmistificadas. O mesmo acontece com os mitos em torno do tratamento odontológico da mulher durante o período de gestação.
A gravidez é o período ideal no qual deve ser dado o primeiro passo na prevenção dos problemas relacionados com a saúde bucal do bebê. Essa prevenção começa justamente com os cuidados que devem ser dispensados à saúde bucal da futura mamãe. E isso pode ser alcançado através da educação.
Gengivite
O aumento de placas bacterianas acumuladas, gerado pela ansiedade e por alterações hormonais próprias da gestação bem como pelo descuido da gestante com a higiene bucal, pode levar ao aparecimento da gengivite gravídica. A expressão gengivite gravídica identifica a inflamação da gengiva de uma gestante. A gengiva torna-se edemaciada (inchada), brilhante, e sangra facilmente, podendo gerar algumas complicações, entre as quais a perda dentária.
A situação pode tornar-se ainda mais séria, fazendo com que a gestante apresente um desenvolvimento exagerado e localizado dos tecidos gengivais. Esse crescimento é denominado tumor gravídico. Caracteriza-se por sangramento abundante, e desenvolve-se da tal forma que impede a higiene e a mastigação. Tão logo apareça esse tumor, a mulher deve procurar o dentista.
Cáries
Tem sido observada uma incidência maior de cáries em mulheres grávidas. Esse fenômeno pode ser explicado pelas alterações fisiológicas e psíquicas que podem influenciar no aparecimento das doenças bucais. Ocorre uma queda do ph salivar, o que favorece a desmineralização do esmalte. Além disso, no período da gestação, os dentes ficam mais expostos ao ácido gástrico em virtude dos vômitos, quando a gestante sofre enjôos. Por causa dos “desejos” ela também ingere mais substâncias cariogênicas.
A compressão do feto diminui o volume do estômago e, em consequência, a gestante alimenta-se de pequenas quantidades e em maior número de vezes. Também ocorre um relaxamento da higiene oral, explicado pela ansiedade que ela sente em relação à espera do nascimento do bebê.
É importante enfatizar que, mantendo uma higiene oral adequada, adotando uma dieta balanceada e visitando regularmente o dentista, a gestante pode viver o período gestacional tranquilamente, sem qualquer problema de saúde bucal.
Sorriso Centro Odontológico
Fone: 66 3552-1680
Rua das Castanheiras - Centro - Guarantã do Norte - MT