⏩1. Quando se recebe aposentadoria por invalidez e precisa de cuidador
Para os aposentados do INSS que necessitam de auxílio em atividades diárias, é possível obter um acréscimo de 25% no valor da aposentadoria.
Este benefício é direcionado exclusivamente para aposentados por invalidez que demandam assistência contínua de terceiros, não se estendendo a outros tipos de aposentadoria, como por idade ou tempo de contribuição.
⏩2. Quando o cônjuge é preso
Nesse caso é possível recorrer ao auxílio-reclusão, concedido aos dependentes de baixa renda do segurado do INSS em regime de prisão fechado.
É importante observar que os dependentes dos presos em regime semiaberto até janeiro de 2019 também têm direito a esse benefício, que possui o valor máximo de um salário mínimo. Para ser elegível, o segurado precisa ter contribuído nos últimos 24 meses e não estar recebendo outros benefícios do INSS.
⏩3. Quando você faz uma cirurgia plástica e precisa se afastar do trabalho
Embora o auxílio-doença seja comumente associado a condições médicas incapacitantes, é menos conhecido que pode ser concedido em casos de cirurgia plástica, quando compromete a saúde do indivíduo e afete sua capacidade de trabalho por mais de 15 dias.
Mesmo considerada uma intervenção estética, os beneficiários têm direito ao auxílio-doença se não conseguirem desempenhar suas funções regulares.
⏩4. Quando a mulher sofre um abordo não criminoso
Embora o salário maternidade seja frequentemente associado ao nascimento de um filho ou adoção, é menos conhecido que o benefício também se estende a casos de aborto não criminoso.
Conforme previsto no decreto 3.048/99 § 5°, mulheres que passam por um aborto espontâneo ou legal até a 22ª semana de gestação têm direito a receber o salário maternidade.
⏩5. Idosos com mais 65 anos em situação de pobreza e pobreza extrema
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio assistencial direcionado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, garantindo o pagamento mensal de um salário mínimo.
Diferentemente da aposentadoria, não é necessário ter contribuído para o INSS para recebê-lo.
Orgatec Contabilidade:
Av. Jatobá, 1225 – Centro – Guarantã
(66) 99977-9554 Escritório
(66) 99604-0405 Jefferson Meneghini